Blog

O cérebro humano

O cérebro humano pode ser considerado o dispositivo mais complexo que existe no Universo. Ele tem 10 bilhões de células, somente no córtex, que é a parte externa e só num pedaço pequeno do córtex (1 milímetro cúbico) há mais conexões do que estrelas na Via Láctea.

É constituído de 2 hemisférios, os quais são unidos por um sistema de milhões de fibras nervosas. Um hemisfério é constantemente informando sobre o que está acontecendo com o outro. Se uma dessas comunicações é quebrada, a informação vai tentar encontrar outra via para chegar ao seu destino. Suponha que a principal avenida de acesso à sua casa está interrompida. Para chegar ao seu destino, você deverá prosseguir por ruas paralelas e assim chegará ao mesmo lugar.

A esta capacidade que o cérebro tem de criar estas “rotas alternativas” dá-se o nome de NEUROPLASTICIDADE.

Agora, o mais sensacional é que a neuroplasticidade pode acontecer com indivíduos de qualquer idade e por toda a vida, de acordo com artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Neurociência.

O que precisamos fazer é manter os nossos neurônios em “bom estado”, exercitando-os e usando-os todo momento, caso contrário eles se atrofiarão.

Como se faz isso?

A resposta é: com muita DISCIPLINA

Seja focado e disciplinado

Busque conhecimento de diversas origens e não se conforme em ler apenas sobre o que conhece. Leia sobre Filosofia, estude a biografia de pessoas que superaram os seus limites, pessoas de sucesso. E desligue um pouco a televisão… Com o tempo, isso melhorará a sua capacidade de aprendizagem, em função da formação de novas conexões neurais.

Se liberte dos maus hábitos

A bebida alcoólica e todo tipo de cigarros não te ajudam em nada. Muito pelo contrário, eles atrapalham bastante! Então pare com isso de uma vez!

Faça coaching

O Coach é o profissional de mercado habilitado para te conduzir a um novo estágio da sua vida. Um lugar onde você gostaria de ter ido muito antes, se soubesse que era possível.

Imagine-se agora vivendo melhor, com mais qualidade de vida, com mais realização e propósito ou até com mais recursos financeiros.

Parece maravilhoso, não é mesmo?

Absolutamente! Então, por favor:

  • Não se acomode
  • Não pense que já sabe tudo
  • Não se sinta confortável
  • Não deixe que as coisas aconteçam…

E, principalmente

  • Não tenha medo de mudar

Mas, o quanto você está comprometido com a mudança? Saiba que se você está apenas interessado, não é o suficiente.

Por quê?

Dê uma olhada a sua volta. Olhe pela janela da sua casa ou escritório e encontrará milhares e milhares de pessoas interessadas, mas muito poucas comprometidas.

A diferença é a seguinte: “Quando você está comprometido, você faz qualquer coisa para atingir o seu objetivo. Quando você está interessado, você age por conveniência”.

Esta diferença faz toda a DIFERENÇA.

 

Sem comentários.

Postar um comentário