Blog

Coaching: Um processo de transformação.

O mundo atual está repleto de grandes desafios, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Cada vez mais, as pessoas sofrem pressão para apresentar resultados e alcançar metas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, pioneira em coaching no Brasil, o processo de coaching parte do pressuposto de que todos os seres humanos possuem habilidades, precisando, apenas, trabalhá-las de forma estratégica para canalizar ações e energias, em prol de um benefício: atingir os seus objetivos. E isso não acontece da noite para o dia.

Se um atleta precisa, todos os dias, de um treinador para prepará-lo e discipliná-lo para que ele possa alcançar as suas metas, por que para conquistar realizações nas outras áreas da vida seria diferente?

Por isso, para tornar líderes e equipes mais eficientes e habilidososas empresas estão apostando no coaching, processo muito difundido e utilizado em grandes corporações nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Canadá e, que vem ganhando, nos últimos anos, mais espaço no Brasil.

Coaching é um dos 10 mais importantes processos que trabalha especificamente com o aperfeiçoamento humano. É capaz de encurtar o alcance de resultados pela identificação de oportunidades e ações, que visam elevar a performance de indivíduos, grupos ou empresas, onde o coach (treinador) suporta, facilita e apóia o coachee (cliente) a definir metas e a realizar as ações necessárias para caminhar rumo aos seus objetivos e resultados esperados.

Durante o processo serão apresentadas ferramentas modernas, que tem como principal função levar uma pessoa a realização dos seus objetivos e atender suas necessidades.

Toda pessoa ou empresa que busca novos patamares em resultados, definição e alcance de objetivos ou evolução em alguma área, pode realizar o processo de coaching.

E POR QUE O COACHING FUNCIONA? 

Simplesmente porque, diferente de qualquer outra abordagem, o coaching foca no resultado de metas futuras. Os coaches são especialistas no comportamento humano, o que os torna capazes de identificar os pontos a serem desenvolvidos para que se possa alcançar um objetivo futuro.

Algumas pesquisas indicam que, das empresas que já contaram com a atuação de um coach, 86% aumentaram bastante seus rendimentos e 75% acreditam que o investimento vale a pena pelos serviços prestados e resultados obtidos.

RESULTADOS: O encerramento do processo de coaching está condicionado ao desenvolvimento das competências necessárias para que o coachee possa executar as ações que o levará a alcançar os objetivos definidos. Ao desenvolver essa habilidade de auto-aprendizado e a identificar as respostas para suas questões, o coachee poderá ter os seguintes benefícios: aumento da capacidade de liderança, senso mais claro de seus compromissos e de sua organização, entendimento da dinâmica organizacional e interpessoal, capacidade de gerenciar mudanças, aumento da produtividade com a diminuição do estresse, melhor gerenciamento de tempo, melhor qualidade de vida, automotivação e habilidade de motivar os outros, eficácia no trabalho em equipe, eficiência no gerenciamento de conflitos, entre outros.

Sendo assim, o coaching é um método de auto-aprendizado benéfico e aplicável para todas as áreas, sejam elas profissionais ou não. Entretanto, para que o processo seja realmente proveitoso, o esforço do coachee deverá ser contínuo, mesmo após o término das reuniões. Pois o coaching não é um processo onde o coach é o responsável pela vontade do coachee de aprender e mudar. Essa motivação e responsabilidade final de mudar são do coachee.

Sem comentários.

Postar um comentário