Blog

O poder da emoção…

IndecisãoNapoleon Hill disse:
“O destino da civilização é estabelecido pelas emoções humanas. As pessoas são influenciadas em suas ações não tanto pela razão, mas por sentimentos.”

Acredito que para quem trabalha na área de vendas, este pensamento de Hill faz todo o sentido. As pessoas são influenciadas a comprar, nem tanto pela razão, mas muito pelos seus sentimentos. Isto justifica o enorme investimento financeiro feito pelas empresas em campanhas publicitárias.

Há mais de 2 mil anos um médico chamado Galen, observou que mulheres animadas tinham menos tendência ao câncer do que mulheres de natureza depressiva. Em 1783, outro médico com o nome Burrows atribuía ao câncer às “difíceis paixões da mente pelas quais o paciente é fortemente afetado por um período longo.” Desde então diversos estudos indicaram uma correlação significativa entre doenças e emoções.

Os dados mais contundentes vieram de Friedman e Boothby-Kewley, The Disease Prone-Personality, que consolidaram o resultado de 101 estudos menores em um grande estudo de vários milhares de pacientes. O estudo confirma que emoções negativas são más para a saúde. Constatou-se que pessoas que tem ansiedade crônica, longos períodos de tristeza, pessimismo, tensão, hostilidade, cinismo ou desconfiança tem o dobro de risco de desenvolver doença, incluindo asma, artrite e doenças do coração.

Portanto, se existe comprovação científica quanto ao efeito das nossas emoções no corpo físico, então quem realmente paga a conta pelo ódio, raiva, ansiedade, medo ou vingança?

Este assunto traz uma perspectiva interessante, a repeito do que aprendi sobre a Lei da Causa e Efeito, descrita por Brian Tracy em seu clássico programa de treinamento, cuja definição diz que pensamentos carregados de emoção são as causas e as condições onde vivemos os efeitos. Esta abordagem nos remete a responsabilidade de escoltar nossos pensamentos para obtermos melhores resultados em nossa vida como um todo.

Conheça mais sobre estes e outros assuntos no Programa Second Chance. Eu tenho certeza de que o que você vai ver, ouvir e sentir é mais do que o suficiente para transformar a sua vida de uma vez por todas.

Pronto para dar novos avanços?

Espero que sim…

Sem comentários.

Postar um comentário