Blog

Empreendedorismo

Hoje em dia, quem decide empreender algo na vida, por menor que seja o empreendimento, deve estar preparado para enfrentar o desafio. É preciso estar preparado para os acidentes de percurso, desvios de caminho ou quedas ao enfrentar obstáculos. O desejo do sucesso não é privilégio de poucos. Entretanto, na grande maioria dos casos, o sonho não vira realidade, pois, além do desejo, é preciso estar disposto a entrar em ação e pagar o preço para atingí-lo. Isto significa esforços e desafios ainda maiores, principalmente com o aumento crescente da disputa no mercado.

Empreender um negócio dever ser, antes de mais nada, uma opção, nunca uma saída para a falta de opções. Ser um profissional competitivo no mercado de hoje requer bastante dedicação, muito preparo e uma alta dose de sensibilidade para o curso acelerado das mudanças que caracterizam nossa época. Agora ser um empresário famoso requer o dobro ou o triplo de tudo isto.

As pessoas de classe média têm, em geral, dois sonhos que perseguem a vida inteira e que muitas vezes se tornam pesadelos: comprar uma casa própria e empreender o próprio negócio.

Nos dois casos, o pesadelo surge pela falta de um planejamento detalhado. Para investir na carreira artística musical, por exemplo, não basta saber tudo sobre música e instrumentos musicais: é preciso saber muito sobre o mercado de atuação e gestão empresarial. Além de ter afinidade com o negócio, é preciso conhecer muito bem o ponto de vista do potencial do mercado, onde se pretende atuar.

É preciso calcular de forma realista a maturação da sua nova profissão, ou seja, o tempo necessário para que você comece a ser conhecido e apreciado e assegurar-se de que o capital disponível é suficiente para atravessar este período. Estas questões, uma vez mal respondidas ou negligenciadas, têm sido um dos principais fatores de insucesso para empreendedores.

Por isso, planeje bem! E ao planejar a sua atuação no mercado, não permita que desprezem o sonhador que existe em você. Para ganhar grandes prêmios neste mundo diferente, você precisa captar o espírito dos grandes pioneiros do passado, cujos sonhos deram à civilização tudo o que ela tem de valor. O espírito que serve como seiva vital de cada país, a oportunidade para desenvolver e aproveitar nossos talentos.

Copérnico, grande astrônomo, sonhou com uma multiplicidade de mundos e revelou-os! Ninguém o acusou de “visionário” depois que provou estar certo. Ao contrário, o mundo o reverenciou em seu túmulo, o que prova mais uma vez que o ”SUCESSO NÃO PRECISA DE DESCULPAS E O FRACASSO NÃO PERMITE DESCULPAS”.

Há algum tempo atrás, o diretor de cinema James Cameron foi chamado de louco por Hollywood, quando decidiu rodar o filme mais caro da história. Agora com R$ 2 bilhões arrecadados com Avatar, ele se consolida como Midas do cinema e deixa uma lição de perseverança a todos aqueles que têm um sonho na vida.

Como Certified Professional Coach, eu tenho feito uma tremenda pesquisa a respeito do comportamento humano e da psicologia que há por trás da realização. Por exemplo, em 1953 a Universidade de Yale nos Estados Unidos fez uma pesquisa junto a seus formandos e uma das perguntas foi: “Você escreve suas metas de forma clara e específica com planos para o seu atingimento?” O resultado obtido foi que apenas 3% dos formandos de Yale, no ano de 1953, escreviam suas metas e tinham planos para alcançá-las.

Em 1973, 20 anos depois, os responsáveis pela pesquisa retornaram para entrevistar o mesmo grupo analisado em 1953 e eles ficaram perplexos acerca do resultado bastante revelador.

Os 3% do grupo de formandos da Yale, que tinham metas definidas, apresentavam mais em recursos financeiros do que o grupo dos 97% todo reunido!

Quando olhamos para o resultado das pessoas de sucesso, identificamos claramente que elas são totalmente focadas em metas mensuráveis.

Mas a tragédia é que a grande maioria das pessoas nem toma conhecimento disto. Elas sofrem da falta de autodisciplina, falta de autoconfiança e da crença que o sucesso na vida é para poucos. Talvez esta seja a explicação para tanta gente viver na mediocridade, se aposentar falida e ainda dependendo dos outros para sobreviver.

E a pergunta que eu insisto é: “Por que tão poucas pessoas estabelecem metas em suas vidas?” A minha pesquisa apontou as seguintes conclusões:

1) As pessoas não entendem a importância das metas

2) Elas não sabem como estabelecer metas

3) Elas sentem medo de rejeição

4) Elas sentem medo do fracasso

5) Elas sentem medo da mudança

Em outras palavras, a tendência natural do ser humano é ficar na “zona de conforto”. A tendência natural do ser humano é planejar com segurança e não correr riscos, o que significa ficar satisfeito e complacente com o seu atual nível de realização e não tentar mais nada.

E a história dos homens e mulheres de alto desempenho demonstra que eles desprezaram esta tendência natural de planejar com segurança e permanecer na “zona de conforto”. Eles tentaram constantemente superar os seus próprios níveis de realização e se moveram sempre em frente, em direção a “zona de expansão” para tentar algo maior e melhor e, mais importante, a história destas pessoas demonstra sua habilidade de correr riscos e conviver com a falta de garantia em prol da obtenção de sucesso.

“A maior exibição de autodisciplina acontece, quando as coisas começam a ficar difíceis. Persistência é a grande medida do caráter humano individual.” Brian Tracy

Sua persistência é, de fato, a verdadeira medida da sua crença em si mesmo e em sua capacidade de vencer. Cada vez que você persiste em face da adversidade e da decepção, você cria o hábito da persistência. Você constrói o orgulho, poder e auto-estima em seu caráter e em sua personalidade. Você se torna mais forte e resoluto.

Esteja preparado para as críticas

O mais interessante disso tudo é que o caminhar dos empreendedores é visto por muitos como fracasso, ou até mesmo com ironia, momentos antes do sucesso. Foi o que aconteceu com a escritora J.K. Rowling ao ser rejeitada por doze editores antes de se tornar conhecida. Se ela tivesse levado a sério as críticas e rejeições, o mundo inteiro não teria conhecido Harry Potter.

“O sucesso parece estar conectado à ação. Pessoas bem-sucedidas mantêm-se em movimento. Elas cometem erros, mas não desistem.” Conrad Hilton

O mesmo se deu com Walt Disney que, para quem não sabe, teve o seu pedido de financiamento recusado por 321 bancos, antes de construir a Disneylândia. Graças a sua determinação e empreendedorismo, Disney tornou a vida de milhões de pessoas, ao redor do mundo, um pouco mais alegre.

“Quem desiste nunca vence e quem vence nunca desiste.”

Não se preocupem em agradar ou convencer a todos. Esteja você convencido e comprometido com seus próprios desejos e objetivos que o sucesso será uma questão de tempo.

 

Sem comentários.

Postar um comentário