Blog

As 6 necessidades humanas

Anthony Robbins, meu grande Mestre e minha principal inspiração na área do coaching, ensina que a grande motivação do ser humano é a busca por prazer e a fuga da dor. Segundo Tony, nós evitamos situações que causam dor e procuramos por aquelas que nos façam sentir mais prazer.

Para Robbins o segredo do sucesso vai além do pensamento positivo. É preciso inteligência para tomar a decisão correta e superar o medo e a insegurança.

O mega Life Coach ensina que os seres humanos tem necessidades básicas e essenciais. Tony identifica seis necessidades humanas essenciais:

1ª.  Necessidade de certeza e conforto

2ª.  Necessidade de incerteza e variedade

3ª.  Necessidade de amor e conexão

4ª.  Necessidade de significância e importância

5ª.  Necessidade de crescimento

6ª.  Necessidade de contribuição

As quatro primeiras são necessidades do ego e duas são necessidades do espírito. Desta forma, todos nós somos movidos pelo desejo de suprir essas necessidades psicológicas.

Tudo que nós, seres humanos, fazemos, de alguma maneira, o fazemos procurando satisfazer uma ou mais dessas seis necessidades essenciais. Elas são os nossos meta-objetivos, isto é, os objetivos dos objetivos.

Cada um de nós tem sua própria maneira de satisfazer a essas necessidades. Podemos denominar os meios de realização das nossas necessidades através da utilização de veículos. Alguns veículos são construtivos, alguns neutros e outros destrutivos. Por exemplo, a doença pode ser usada como um veículo para obter amor e conexão e isso pode dificultar a cura devido a esse ganho secundário da doença. O dinheiro, freqüentemente, é utilizado como veículo para satisfazer a necessidade de significância. Álcool e drogas, inúmeras vezes, são veículos destrutivos para tentar satisfazer a necessidade de variedade e incerteza. Uma coisa importante para lembrar é que escolhemos nossos veículos e não eles que nos escolhem.

Portanto, a verdadeira realização e felicidade humana depende muito da satisfação dessas seis necessidades essenciais.

Certeza e conforto

A necessidade de certeza e conforto está relacionada à habilidade de evitar a dor e obter prazer, levando à segurança e à sobrevivência.

Potenciais veículos para satisfazer essa necessidade essencial são: comida, controle, consistência, identidade, fé.

Incerteza e variedade

O ser humano sente necessidade de um certo grau de surpresa, variedade, desafio, diferença e novidade na vida. Sem isso, a vida fica sem graça, sem tempero e sem motivação. Quando encaramos a incerteza e o desconhecido, expandimos a nossa vida.

Potenciais veículos usados para satisfazer essa necessidade são: enfrentar desafios, novos relacionamentos, novos empregos, viagens, aventuras, estudar algo novo, mudanças, uso de álcool e drogas.

Significância

A necessidade de ser importante, de ser reconhecido, original, diferente.

Os veículos para satisfazer essa necessidade são muito variados. O dinheiro, o poder e a fama são maneiras claras de buscar significância em nossa sociedade. Mas também ter o maior problema, ser o mais humilde pode dar significância. Ter um filho é uma boa maneira de obter significância, pois os filhos, pelo menos na infância, valorizam os pais.

 Conexão e Amor

Tudo o que nós queremos na vida é amor. Essa é uma necessidade básica do ser humano. Uma criança que não recebe um mínimo de amor não sobrevive. (Experiência do rei da Prússia que proibiu as enfermeiras de darem afeto a crianças e nenhuma sobreviveu).

São vários os veículos para a satisfação dessa necessidade. Eles vão desde o uso da doença para ganhar conexão e atenção amorosa, o que dificulta a recuperação e cura devida a esse ganho secundário, até o amor incondicional dos pais para os filhos.

 Crescimento

Todos nós temos a necessidade de crescer na vida, aprender, mudar, expandir e melhorar.

Contribuição

É a necessidade de dar, ajudar, servir e fazer uma diferença na vida dos outros. Quando ajudamos os outros a se realizarem, nós nos realizamos. Uma boa fórmula de felicidade é sempre dar aos outros o que queremos receber.

As pessoas encontram formas de suprir essas necessidades do ego a todo custo. Funciona de uma forma meio que automática. Já as necessidades do espírito não possuem essa garantia de que serão supridas. É preciso trabalhar conscientemente nessas necessidades, e é por isso que muitas pessoas não alcançam o nível de realização e felicidade que desejam.

Segundo a psicologia das necessidades humanas, a verdadeira felicidade é encontrada quando nos empenhamos em atividades que vêm suprir as necessidades de crescimento e contribuição.

E isso faz todo o sentido!


Sem comentários.

Postar um comentário