Blog

A fórmula do sucesso

O propósito desse post é trazer uma abordagem diferenciada, a respeito do sucesso e do fracasso. Há milhares de livros sobre esse assunto e muitas pessoas poderiam dizer que já sabem tudo sobre isso, mas a verdade é que elas não sabem e por esse motivo raramente alcançam os resultados que desejam em suas vidas. Segundo meu grande Mestre Jim Rohn, o fracasso não é um evento único e cataclísmico e nós não falhamos da noite para o dia. O fracasso é o resultado inevitável de um acúmulo de pensamento pobre e más escolhas. De forma simplificada, o fracasso é nada mais do que alguns erros de julgamento repetidos todos os dias.

Você poderia estar pensando, por que alguém iria cometer um erro de julgamento e, em seguida, ser tão tolo a ponto de repeti-lo todos os dias? A resposta é porque ele ou ela não acha que isso é importante. Por conta própria, os nossos atos diários não parecem tão importantes. Uma má decisão ou uma hora desperdiçada, geralmente, não resulta em um impacto imediato e mensurável.

Por exemplo, pessoas que não se preocuparam em ler um único livro nos últimos noventa dias, essa falta de disciplina não parece ter qualquer impacto imediato em suas vidas. E uma vez que nada drástico lhes aconteceu após os primeiros noventa dias, repetem esse erro de julgamento por mais noventa dias e assim por diante. Por quê? Porque isso não parece importar. E aqui reside o grande perigo. Muito pior do que não ler um livro, é não perceber que isso é importante!

Aqueles que comem demais alimentos errados, estão contribuindo para um futuro problema de saúde, mas a alegria do momento ofusca a conseqüência do futuro. Isso não parece importar. Aqueles que fumam muito ou bebem demais continuam a fazer estas escolhas pobres, ano após ano, porque parece não ser importante. Conseqüências, raramente, são instantâneas, muito pelo contrário, elas se acumulam até que o inevitável dia do acerto de contas, finalmente, chega e o preço deve ser pago pelas nossas pobres escolhas, escolhas que não pareciam ter importância.

O atributo mais perigoso do fracasso é a sua sutileza. No curto prazo, esses pequenos erros não parecem fazer qualquer diferença. Nós não percebemos que estamos falhando. Na verdade, às vezes, esses erros são acumulados ao longo de um período de grande alegria e prosperidade em nossas vidas. Uma vez que nada terrível acontece para nós, já que não há conseqüências imediatas para chamar a nossa atenção, nós simplesmente continuamos repetindo os erros, pensando os pensamentos errados, ouvindo as vozes erradas e fazendo as escolhas erradas. O céu não desaba deu um dia para o outro, portanto, o ato foi provavelmente inofensivo. Desde que parecia não ter consequência mensurável, é provavelmente seguro que podemos repeti-lo.

É por isso que é imperativo aperfeiçoar a nossa filosofia, a fim de ser capaz de fazer melhores escolhas. Com uma filosofia pessoal poderosa nos guiando a cada passo, nos tornamos mais conscientes de nossos erros de julgamento e mais conscientes de que cada erro realmente importa. Agora aqui é a grande notícia. Assim como a fórmula para o fracasso, a fórmula para o sucesso é fácil de seguir: são simples disciplinas praticadas todos os dias.

Aliás, essa filosofia pode ser encontrada no Programa Second Chance!

Quando mudamos nossa dieta, nossa saúde melhora sensivelmente, em apenas algumas semanas. Quando começamos a nos exercitar, sentimos uma nova vitalidade quase que imediatamente. Quando começamos a ler, nós experimentamos uma crescente sensibilização e um novo nível de auto-confiança. Qualquer nova disciplina que começamos a praticar, diariamente, produzirá resultados animadores que irão conduzir-nos a ser ainda melhor para o desenvolvimento de novas disciplinas.

A verdadeira magia de novas disciplinas é que elas vão levar-nos a alterar o nosso pensamento. Se tivéssemos que começar hoje a ler um livro, manter um diário, assistir às aulas, ouvir mais e observar mais, então hoje seria o primeiro dia de uma nova vida levando a um futuro melhor. Se tivéssemos que começar hoje a nos esforçar mais e em todos os sentidos, fazer um esforço consistente para alterar erros sutis e mortais em disciplinas construtivas e gratificantes, neste momento, nós estaríamos moldando o nosso destino.

2 Comentários »

  1. Lucinda Ferreira disse:

    Muito verdadeiro!!!

    Adorei.

    Lucinda Ferreira

Postar um comentário