Blog

5 mitos e verdades sobre o açaí

Publicação 25 abr 2016 II by JS Treinamentos & CoachingEle está em todos os lugares. Embora típico da Amazônia, o fruto de cor roxa e sabor inigualável já pode ser encontrado nas mais diferentes regiões do Brasil e até no exterior. A fama de seus benefícios ganhou as ruas e o açaí conquistou inúmeros adeptos.

Rico em proteínas, fibras e vitaminas, a iguaria também possui excelentes quantidades de fósforo, ferro e cálcio e está associada a uma vida saudável. Mas, com tantas informações sendo divulgadas sobre a fruta, muitas dúvidas também acabam surgindo na hora de consumi-la.

Será que o açaí engorda? Previne algum tipo de doença? É aliado de quem pratica atividades físicas? Para responder esses e outros questionamentos, selecionamos 5 mitos e verdades sobre o açaí. Confira!

1. O açaí engorda. Mito ou verdade?

Mito. Cada 100 gramas de açaí puro ou em polpa natural, tem em média apenas 60 calorias. O que deixa a fruta famosa pelo alto valor calórico é o preparo na tigela, geralmente acompanhado por xarope de guaraná, banana e granola. Não deixa de ser saudável, mas cada porção pode chegar a ter até 1000 calorias.

2. O açaí ajuda a emagrecer. Mito ou verdade?

Verdade. Se for consumido de maneira correta, o açaí pode sim auxiliar na perda de peso e no emagrecimento, isso por promover saciedade. Além disso, o poder antioxidante e anti-inflamatório da fruta também ajudam na perda de gordura.

3. O açaí previne o câncer e outras doenças. Mito ou Verdade?

Verdade. Por ser rico em antocianina, antioxidante que ajuda a combater os radicais livres capazes de danificar as células sadias, o açaí desempenha um papel importante na prevenção do câncer. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

4. O açaí aumenta o colesterol. Mito ou verdade?

Mito. A gordura presente no açaí é semelhante à encontrada no azeite de oliva, portanto é saudável. O fruto tem grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que ajudam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhor o bom (HDL).

5. O açaí previne o envelhecimento. Mito ou verdade?

Verdade. Por causa do seu efeito antioxidante e a presença de vitamina E, o açaí reduz a produção de radicais livres que favorecem o envelhecimento celular. Dessa forma, o consumo da fruta contribui para um corpo mais jovem e saudável.

Fonte: acaiamazonas.com.br

Sem comentários.

Postar um comentário