Perguntas frequentes sobre Coaching

1. Como funciona o Coaching?

Cada cliente terá um programa desenhado sob medida para atender suas necessidades.

Todo o processo de coaching é desenvolvido em sessões individuais e o programa segue uma metodologia testada e aprovada.

A periodicidade varia de acordo com a disponibilidade e necessidade do cliente, podendo ser semanal ou quinzenal.

 

2. Onde atua o Coach?

Autoconhecimento

Entender suas preferências psicológicas e estilo pessoal.
Perceber pontos fortes e pontos a serem melhorados.
Avaliar o nível de stress e eliminá-lo.
Fazer uma auto-avaliação do seu estado atual.


Planejamento Pessoal

Estabelecer metas e objetivos claros e alcançáveis.
Descobrir sua missão de vida e se alinhar com ela.
Definir um futuro brilhante e um caminho até ele.


Recursos Potencializados

Acessar estados emocionais poderosos.
Entender os mecanismos da motivação e aumentá-la.
Aprimorar a confiança e a auto-estima.
Fortalecer sua identidade, valores e crenças.
Tornar-se confiante e assertivo(a).
Adquirir habilidades de comunicação e relacionamento eficazes.
Ampliar sua capacidade de convencimento e negociação.
Desenvolver mediação e resolução de conflitos.


Superação

Aprender a lidar com emoções limitantes como o medo e a ansiedade.
Resolver conflitos internos.
Ser mais equilibrado(a) e otimista.
Priorizar valores internos.
Estabelecer harmonia interna.
Sentir-se bem consigo mesmo(a)

 

3. Quando se pode iniciar o processo de Coaching?

Avalie sua vida agora e decida. 

Você se sente uma pessoa plenamente realizada e feliz? Reflita como você está em sua vida nas seguintes áreas: Pessoal, Saúde, Disposição, Desenvolvimento Intelectual, Equilíbrio Emocional, Família, Relacionamento Amoroso, Vida Social, Qualidade de Vida, Criatividade, Hobbies, Diversão, Plenitude e Felicidade.

Você gostaria de potencializar os seus recursos pessoais, atingir suas metas com eficiência, eliminar suas limitações, encontrar harmonia e equilíbrio interior, ter uma vida plena e bem sucedida, realizar-se pessoalmente, nos relacionamentos e ter qualidade de vida?

Se a sua resposta foi sim, entre em contato agora mesmo!

 

 4. O Coach precisa ter a minha formação para me guiar no processo de Coaching?

Não. O Coach Profissional está habilitado a desenvolver o processo de Coaching, independentemente de possuir, ou não, conhecimento específico a respeito da formação de seu coachee (cliente).

 

5. Posso implementar o Coaching em minha empresa?

Positivo! Através da contratação de um Coach devidamente habilitado. O processo de Coaching, neste caso, visa aumentar a performance organizacional, através de um trabalho personalizado para atender as necessidades da empresa ou de uma determinada equipe.

 

6. O Coaching é considerado terapia?

Coaching não é terapia. O As diferenças são mais claramente percebidas em relação aos objetivos e públicos alvos, pois a terapia e o coaching compartilham ferramentas, assim como o formato dos atendimentos, geralmente individuais, em encontros semanais com duração de cerca de 60 minutos.

Contudo, o coaching é orientado para o objetivo futuro e encoraja o cliente a obter novas conquistas e realizações, tanto na vida pessoal quanto profissional, focando performance e desenvolvimento.

O coaching não tem objetivo terapêutico. Sendo, geralmente, procurado por pessoas que querem ajuda para atingir metas, aumentar auto-confiança, motivação e autodesenvolvimento.

A terapia tem por objetivo tratar transtornos emocionais e comportamentais ou ajudar o cliente a mudar padrões de comportamento que estão mantendo seus problemas e dificuldades atuais. Fica muito clara a diferença quando se observa que muitos clientes tem se beneficiado em participar dos dois processos, conjuntamente.

Por exemplo, clientes de terapia, que estão se restabelecendo de depressão e desejam reestruturar suas carreiras ou vida pessoal, podem se beneficiar do processo de coaching.

 

7. O Coaching pode ser aplicado em um grupo?

Sim. Contudo, é necessário que os participantes estejam comprometidos com um mesmo propósito, missão e senso de unidade.

 

8. Quanto tempo dura o processo de Coaching?

O tempo de duração varia, mas podemos considerar que o processo dura cerca 2 a 3 meses. O número de sessões varia de 10 a 15 sessões.  Fatores que podem influenciar no período incluem: os tipos de metas e a frequência dos encontros de coaching.

 

9. No processo de Coaching, qual o papel do Coach e o papel do cliente?

Durante o processo de coaching,  o Coach fornece apoio ao seu cliente (coachee) e ajuda especializada, através de técnicas, ferramentas e metodologia para que este possa atingir novos patamares em sua vida profissional e pessoal.

O papel do cliente é ter uma visão clara do que quer atingir ao final do processo. Além disso, é preciso comprometimento e entrar em ação.

 

10. Existe alguma maneira de se medir o sucesso num processo de Coaching?

Certamente. A medição pode ser feita  através de indicadores externos de desempenho ou  indicadores internos de sucesso.

As medidas externas podem ser consideradas as evidências de atingir os objetivos estabelecidos no início do processo de coaching, como por exemplo emagrecer ou aumentar o faturamento da empresa.

As medidas internas são as avaliações feitas pelo próprio coachee, no que se refere às mudanças comportamentais produzidas e os respectivos impactos na percepção das pessoas.

Saiba mais sobre coaching…